Assembleia de demitidos aprova acordo com Carrefour

Na manhã desta quinta-feira (4), o SintraSuper realizou uma assembleia com os trabalhadores e as trabalhadoras demitidos do Carrefour, especificamente os atingidos pelo encerramentos e transformação das lojas desde julho de 2022. No encontro realizado no Clube Fantoches, no bairro do 2 de Julho, os presentes aprovaram o acordo proposto pela empresa para reparar as demissões em massa.

“Essa foi uma proposta construída pelo SintraSuper, que fez ações importantes para que a empresa sentasse à mesa e propusesse uma indenização para os demitidos. Em 2022, entramos com uma Ação Civil Pública para que a empresa explicasse as demissões em massa. Ela se negou e nós acionamos o Ministério Público do Trabalho, fazendo o Carrefour sentar e negociar. Agora, realizamos essa assembleia para ouvir vocês e decidirmos juntos”, pontuou a presidenta do sindicato, Rosa de Souza.

A dirigente lembrou que essa proposta só saiu por conta das ações do Sindicato. “É a melhor proposta do Brasil, graças à luta que realizamos, com manifestações nas lojas, um grande ato em duas lojas da Barra. Além dessas iniciativas no campo da Justiça. O resultado mostra que devemos sempre lutar. Celebramos esse esse pagamento extra, além do que foi pago nas rescisões”, concluiu.

O ACORDO

O advogado do SintraSuper, Diego Freire, apresentou a proposta aprovada, que tem duas opções para quem aderir (que é um ato individual, até o dia 29 de abril). A primeira garante o pagamento de R$ 1.511,00 (piso salarial de 2022), proporcionalmente ao tempo de serviço na empresa, da seguinte forma:
De 0 a 6 meses: metade do valor;
de 6 meses a 1 ano: 1 piso;
de 2 a 3 anos completos: 3 pisos;
de 4 a 5 anos completos: 4 pisos;
acima de 5 anos completos: 5 pisos.

Garante ainda o pagamento de um auxílio-cesta de R$ 150,00 por cinco meses, com cartão para compras em lojas do Carrefour. Por essa opção, quem aderir ao acordo dá quitação total na relação profissional com a empresa, não podendo fazer qualquer reclamação trabalhista depois.

Na segunda opção, a pessoa dá quitação parcial e recebe um valor de R$ 300,00, por seis meses, e pode reclamar na Justiça o que considerar que ainda tem direito.

Dr. Diego esclareceu que o acordo é exclusivamente para ex-empregados das unidades do BIGBOMPREÇO: Cabula, Garibaldi, Iguatemi e Salvador Norte; BOMPREÇO: Campinas de Brotas, Fonte Nova, Iapi, Itaigara, Itapoan, Jardim Armação, Nazaré, Plataforma, Politeama e Vasco da Gama; MAXXI: Salvador Bonocô e; TODO DIA: Cosme De Farias, Liberdade, Periperi, Pernambués, Rodoviária e Sussuarana.

O secretário Jurídico do Sindicato, Antônio Sebastião, ressaltou o trabalho que o setor tem desenvolvido para defender os direitos da categoria. Como neste caso do Carrefour, onde atuamos com rapidez e garantimos que a empresa apresentasse essa proposta”, afirmou.

Segundo o secretário de Finanças do SintraSuper, Antônio Suzart, foi importante a ação, pois a empresa se mostra antisindical. “Ela não participa das negociações da campanha salarial e faz acordos com entidades nacionais, sem ouvir as entidades que representam os trabalhadores e as trabalhadoras. Fomos à luta e o Carrefour teve que ceder e apresentar essa proposta”, enfatizou.

Demitidos do Carrefour têm assembleia nesta quinta (4), às 8h30

Diretora do SintraSuper debate desafios da comunicação sindical