
As relações trabalhistas e o futuro do sindicalismo na Bahia foram temas debatidos no seminário realizado, nesta terça-feira (5), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O seminário “Direito, Liberdade e Combate às Condutas Antissindicais” aconteceu na sede do órgão, no Corredor da Vitória,
Marcaram presença os dirigentes do SintraSuper, Edvã Galvão (vice-presidente), Taína de Jesus (secretária de Imprensa), Carine Dias (secretária de Saúde), Anderlei Costa (secretário geral) e Antônio Sebastião (secretário de Assuntos Jurídicos).
“É sempre importante os dirigentes sindicais se atualizarem sobre os temas relacionados ao mundo do trabalho. A luta política para melhorar salários, garantir condições de trabalho mais dignas e defender os direitos trabalhistas tem como base o conhecimento das leis. Essa discussão é bastante oportuna”, disse Edvã Galvão.
Antônio Sebastião parabenizou o Ministério Público do Trabalho pelo debate. “Ajuda a reforçar nossos conhecimentos para aplicar em nosso trabalho de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras de supermercados em Salvador”, afirmou.
PALESTRAS E QUADRINHOS
Participaram ainda do seminário representantes de outras entidades sindicais e patronais, além de advogados e a superintendente regional do Trabalho, Fátima Freire. Duas palestras foram realizadas pelo professor Carlos Eduardo Soares de Freitas, que abordou o tema “Condutas antissindicais: história e resistência”, e pelo juiz do Trabalho Luciano Martinez, que falou sobre “Condutas antissindicais no panorama jurídico nacional”.
O MPT também lançou a história em quadrinhos “Sindicalismo e Diversidade”, que aborda a defesa do trabalho digno, da equidade de gênero, raça e idade e de salários justos.