Foto: Paulo Nicolella / Ag. O Globo
Puxado pelos segmentos de duráveis e semiduráveis, o volume de vendas no varejo avançou 4,4% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 12. Essa é a 14ª alta consecutiva neste tipo de comparação. Em relação ao mês de junho, a alta foi de 0,6%, com acumulado de 5,1% em de 2024 e de 3,7% em 12 meses.
“Esse é um resultado bastante forte, em função de uma base comparação mais fraca, em julho de 2023, e do início de uma melhoria do cenário econômico. Inclusive, esse cenário já se refletiu nos balanços divulgados pelas empresas do segmento no segundo semestre”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.
Na comparação anual, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,6%), móveis e eletrodomésticos (8,1%), tecidos, vestuário e calçados (5,2%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,3%).
Dois segmentos tiveram queda em julho, em relação ao mesmo período de 2023: livros, jornais, revistas e papelaria (-5%) e combustíveis e lubrificantes (-4,3%).
VAREJO AMPLIADO
O varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e venda de veículos e autopeças, cresceu 7,2%%, em relação ao mesmo período de 2023; 0,1%, na comparação com junho; 4,7% no acumulado do ano e 3,8% no acumulado de 12 meses. O segmento de veículos, motos, partes e peças se destacou na comparação anual, com alta de 20,3%; seguido por material de construção, com 11%; e atacado produto alimentício, bebidas e fumo, com 0,6%.
Fonte: Mercado & Consumo