Hipermercados reagem ao avanço dos atacarejos

Os hipermercados brasileiros começam a reagir ao avanço dos atacarejos e depois de uma fase de grande fechamento de lojas e depuração do mercado. Estudo da consultoria NielsenIQ mostra que de janeiro a 19 de março, as vendas dos hipermercados cresceram 8,6%, considerando as mesmas lojas com mais de um ano de funcionamento, em relação a igual período de 2022.

O resultado supera o do varejo de autosserviço como um todo, incluindo farmácias, que cresceu 8% no mesmo período, e dos atacarejos, que avançaram 6,9%. Os hipermercados perderam apenas para os grandes supermercados, cujas vendas subiram 9,6% no período, quando se compara as mesmas lojas.

“O resultado surpreende e mostra que os hipermercados estão virando o jogo”, afirma Igor Vilas Boas, gerente de atendimento ao varejo da consultoria e responsável pelo estudo. Desde que o atacarejo começou a crescer com força a partir de 2014, essa é a primeira vez que os hipermercados superam os atacarejos nas vendas pelo critério mesmas lojas, observa. O estudo considera como hipermercados as lojas com mais de 2,5 mil metros quadrados.

No entanto, quando se avalia as vendas totais – ou seja, considerando também as lojas abertas há menos de um ano -, o atacarejo continua na liderança de resultados do varejo de autosserviço. No período do estudo, o faturamento do atacarejo cresceu 23,6% ante igual período de 2022, enquanto o varejo de autosserviço como um todo, incluindo farmácias, avançou 15,5%. E o hipermercado continuou na “lanterna”, com alta de apenas 5,3%, na mesma base de comparação.

De acordo com o executivo, a perda de fôlego da inflação, que havia puxado a corrida de compras para o atacarejo, e a menor concorrência de empresas no segmento de hipermercados, com fechamento de lojas, explicam o crescimento de vendas do hiper pelo critério mesmas lojas.

Recentemente, o setor verificou um movimento de transformação de hipermercados em atacarejos. Lojas do hipermercado Extra, compradas do Grupo Pão de Açúcar pelo Assaí, seguirem esse movimento e foram transformadas em atacarejo. Também parte das lojas do hipermercado Big, adquiridas pelo Grupo Carrefour, virou atacarejo com a marca Atacadão.

Para se ter uma ideia, entre janeiro de 2021 e o final de 2022, o número de lojas de hipermercado no País caiu 10%, aponta a consultoria. Em igual período, houve aumento de 25% na abertura de lojas de atacarejo.

Fonte e imagem: SA Mais Varejo

Post Anterior

CTB e CSB defendem unidade sobre mudanças nas leis trabalhistas

Próximo Post

STF vai julgar ação sobre revisão do FGTS na quinta-feira (20)