Mais um bom acordo do Sintrasuper para a categoria

Mais um ano que o SintraSuper assina a Convenção Coletiva de Trabalho. E mais uma vez, ainda com o cenário difícil, garantiu reajuste, abono e benefícios sociais importantes para as trabalhadoras e os trabalhadores de supermercados.

“Celebramos a conquista de mais um bom acordo para a categoria. Asseguramos a reposição da inflação para os salários e cláusulas econômicas, além de garantir o Dia dos Comerciários, que os empresários queriam mudar, e mantivemos direitos históricos importantes”, pontua a presidenta do sindicato, Rosa de Souza.

Segundo a sindicalista, agora é vigiar o cumprimento do acordo e partir para novas lutas. “Vamos realizar uma grande campanha de sindicalização nos supermercados e atuar junto com as centrais sindicais nas lutas gerais contra o governo Bolsonaro e a carestia”, afirma.

VEJA COMO FICOU:

Reajuste

10,80% (a partir de julho, aplicados sobre os salários de setembro/2021). Quem ganha acima de R$ 9.000,00 é livre negociação

Pisos salariais

A partir de julho, para quem tem mais de 90 dias de serviço:

R$ 1.422,83
R$ 1.304,62

Abono

R$ 555,00 para todos os trabalhadores, pagos em até duas parcelas, até a folha de junho.

Domingos

R$ 29,83 (empresas com até 50 funcionários)
R$ 40,17 (acima de 50)

* Retroativo a março. Mais alimentação, transporte e folga na semana. Se for em dinheiro, pagar em até 6 dias úteis após o domingo trabalhado. Se for em cartão alimentação/refeição, em até 10 dias úteis após. Não pode trabalhar 3 domingos seguidos.

Feriados

R$ 40,17 (empresas com até 50 funcionários)
R$ 60,89 (acima de 50)

* feriados de 01/5 e 24/06
R$ 39,37 (empresas com até 50 funcionários, funcionando até 14h)
R$ 59,75 (acima de 50 funcionários, funcionando até 14h)
R$ 57,17(empresas com até 50 funcionários, funcionando após 14h)
R$ 89,16 (acima de 50 funcionários, funcionando após 14h)

* Retroativo a março. Mais alimentação, transporte e folga em até 30 dias após o trabalho (se no mês tiver 2 feriados, em 60 dias. Se tiver 3, em 90 dias). Se for em dinheiro, pagar em até 6 dias úteis após o domingo trabalhado. Se for em cartão alimentação/refeição, em até 10 dias úteis após.

Dia dos Comerciários

17 de outubro de 2022, nosso feriado.

Alimentação diária

Mercado de bairro é o “queridinho” da vez, diz pesquisa

Presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia repudia agressão a vereadora