Natal chega ao comércio de Salvador

Árvores, sinos, presépios e papais noéis, utensílios domésticos com motivos que lembram a data, louças, adornos e vários outros já começaram a ganhar destaque nos estabelecimentos e chamam a atenção dos clientes. Mesmo faltando dois meses para o melhor período de vendas, os lojistas apostam suas fichas de olho em toda a oportunidade relacionada à data.

Como nos principais shoppings da cidade, os lojistas de rua também se preparam para o movimento crescente que a data propõe. A ideia é que, com a antecipação da oferta de produtos, os clientes tenham mais tempo para se preparar e planejar as compras. Na loja Rei do 1,99 na Avenida Sete de Setembro, pelo menos 2 mil produtos diferenciados estão à disposição para venda. O estabelecimento, que de janeiro a setembro vende produtos diversos, de outubro a dezembro é direcionado a produtos natalinos com preços de atacado (mais de seis peças) e varejo. Entusiasmado com o movimento, o vendedor Francisco Lima Filho ressaltou que a expectativa de venda deste ano é que supere ano passado.

“Aqui o cliente encontra variedades e preço baixo. Comprando acima de seis peças, o oferecemos descontos. Trouxemos o que há de mais novo em produtos para agradar aos consumidores”, disse.

Na loja King Market, no Shopping Barra, os produtos natalinos começaram a ser vendidos desde o início de outubro. Entre as novidades deste ano, árvores coloridas e de fibra ótica que já vêm decoradas com enfeites, presépios com peças infantis, além de papel higiênico e guardanapos decorados com Papai Noel. Uma variedade de árvores gigantes de cores dourado, vermelho e lilás chama a atenção de quem passa em frente à loja. Sem contar com a diversidade de papais noéis e presépios.

Na Loja Xarmonix, também no Shopping Barra, a oferta de produtos relacionada ao Natal é grande. A proprietária Marinauta Eugenia ressaltou que, além da diversidade de árvores e papais noéis, este ano louças decoradas com símbolos do Natal são um dos produtos mais procurados. “Buscamos o que há de mais novo para oferecer aos nossos clientes. Temos pelo menos 206 itens diferenciados relacionados ao Natal. Sem contar que este ano estamos vendendo presépios com figuras infantis com o intuito de renascer o espírito natalino nas crianças”, destacou.

Nos supermercados, os panetones, bebidas e produtos natalinos também já garantem espaço nas gôndolas desde o início do mês. “Estou aproveitando a folga para fazer pesquisa de preço e quem sabe comprar alguns itens que necessito. A venda de produtos natalino neste período facilita a vida do consumidor, principalmente aqueles que não têm tempo de comprar às vésperas do Natal”, ressaltou o comerciante Antonio Marcos Santos.

Barra inaugura decoração

A magia do Natal está chegando ao Shopping Barra. A decoração natalina será inaugurada hoje, às 19h, juntamente com a chegada do Papai Noel, que virá de forma inédita. Em tempos de renovação, com a inauguração da expansão, a decoração do Barra trará como tema O Natal das Borboletas Douradas, que enfeitará o ambiente e dará vida e elegância à magia natalina.

Centro das atenções, a árvore gigante, que ficará sobre um gazebo, chegando a 13 metros de altura, estará decorada com borboletas douradas e cintilantes – que se encontrarão pousadas nos enormes pinheiros e em todos os elementos da decoração, dando um toque diferenciado – e inteiramente iluminada com 75 mil microlâmpadas de LED.

Muitas bolas, graciosos laços, flores, presentes, árvores menores e pinheiros preenchem a cenografia, que conta ainda com oito bonecos animatrônicos, entre eles renas, anjinhos e um Papai Noel. Em meio à decoração, estarão também o Papai Noel e o presépio – elemento clássico que simboliza o real sentido do Natal. O shopping está preparando ações diferenciadas e exclusivas para os seus clientes.

Lojistas projetam vendas maiores

Faltam dois meses para o Natal chegar e com isso as vendas do comércio já começam a ficar aquecidas. Decorações por todos os cantos da cidade já apontam a aproximação da data, e o melhor de tudo: 20 mil vagas de trabalho temporário já estão disponíveis para quem quer ganhar aquele dinheirinho extra.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindiloja), Paulo Mota, o Natal de 2012 promete ser bem farto não só de compras como também de oportunidades de trabalho: “Tudo indica que para este ano o Natal não sobreviverá só de lembrancinhas, pois o acesso ao crédito dos inadimplentes está mais fácil, observando aí uma queda de 5,6% da inadimplência do consumidor, trazendo os mesmos de volta ao mercado, o que soma e aumenta a economia baiana”.

Mota acrescentou ainda que está esperançoso quanto ao crescimento das vendas, uma vez que tudo conspira para que o comércio produza em média 6% mais do que o mesmo período de 2011: “A nossa esperança se reflete na contratação de 20 mil vagas de empregos temporários a serem preenchidas”.

E no quesito presentes, mais um ano os brinquedos saem na frente. De acordo com o presidente do Sindiloja, os brinquedos são os mais importantes e ocupam aí uma média de 60% das vendas só no mês de dezembro. Em seguida os produtos não duráveis como confecções, sapatos e perfumarias atraem os consumidores. “Pode-se dizer que por último sobram os produtos duráveis, como os eletrodomésticos e eletrônicos. Ambos estão associados ao crédito que permite ao consumidor da classe C obter um novo produto”, conclui.

Post Anterior

Comemoração e reflexão no Feriado do Comerciário

Próximo Post

Procon-BA fiscaliza acessibilidade na Cesta do Povo