Partidos protocolam pedido de CPI da Americanas na Câmara

A situação da Americanas vai parar, também, no Congresso Nacional. Um requerimento para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a fraude contábil da empresa foi protocolado nesta quinta (9), na Câmara Federal.

Segundo o o jornal “Estadão”, o pedido foi feito pelo deputado André Fufuca (PP), com apoio de 216 parlamentares. Outros partidos assinaram o pedido e o líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também assinou o documento.

“É sabido que as fraudes em balanços contábeis de empresas de capital aberto têm um enorme potencial lesivo, já que podem prejudicar um número indeterminado de pessoas e também outras empresas”, afirmou a justificativa do pedido para a CPI.

De acordo ainda com o requerimento, “o episódio com as Americanas, assim, afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços, sem que o poder público investigue e exponha tudo o que acontece em casos desse tipo”.

BANCOS DESCONFIADOS

O jornal Valor Econômico informou que a Americanas formalizou uma proposta de capitalização de R$ 10 bilhões para os bancos credores na última segunda (06). Mas, algumas instituições monetárias acreditam que o montante não será suficiente para solucionar a crise da varejista.

com informações do Bahia Notícias

Justiça condena empresa por ranquear funcionários no WhatsApp

Por ameaçar empregos, Atacadão é “cancelado” na França!