Patrões oferecem 4% de reajuste e querem mudar Dia dos Comerciários

O resultado da primeira reunião de negociação com o sindicato patronal de supermercados, nesta quinta-feira (02), pode ser considerado um avanço. Mas, ainda longe da valorização que os trabalhadores e trabalhadoras do setor merecem. Vamos ver se, na próxima conversa (dia 17), teremos algo melhor.  Na mesa, ofereceram 4% de reajuste para salários acima do piso, que teriam 5% de aumento, mas a partir de maio (março e abril teria um abono). É importante lembrar duas coisas: primeiro, a inflação projetada para a nossa data-base de março é de 5,49%. Segundo, além da reposição da inflação, queremos ganho real de 3%. Afinal, o salário mínimo terá esse ganho em maio.

Mais uma vez, os empresários insistem em mudar o nosso feriado coletivo do Dia dos Comerciários para uma folga no dia do aniversário dos funcionários. Essa é uma data importante para a categoria (e não para cada pessoa isoladamente), que se dedica o ano todo para ajudar o setor supermercadista e as empresas. É o reconhecimento ao nosso trabalho e dedicação.

“Para a primeira reunião, consideramos que houve avanços importantes. Mas, não podemos aceitar mudança no Dia dos Comerciários, reajuste abaixo da inflação e sem ganho real, e a partir de maio. O setor segue vendendo bem e pode fazer mais por quem as empresas chama de ‘colaboradores’. Vamos ver se, na próxima reunião, essas propostas são melhoradas. Seguiremos com as manifestações nas lojas para mobilizar a categoria”, afirmou a presidenta do SintraSuper, Rosa de Souza.

Confirmando os bons ventos que sopram para os supermercados, o economista e assessor técnico do Dieese (que assessora sindicatos), Gustavo Palmeira, lembrou dados importantes. “Entre novembro de 2021 e novembro de 2022, o setor cresceu seu volume de vendas 1,1%. A receita nominal de vendas aumentou 14,8%, entre janeiro e novembro do ano passado. É importante destacar que houve aumento no faturamento, especialmente por conta dos aumentos de preços”, afirmou.

SintraSuper lança campanha; agora é negociar e mobilizar a categoria

Josélia reforça importância do 8 de Março na próxima quarta