Presidenta do SintraSuper repudia golpe do governo contra FGTS

O governo Bolsonaro prepara um novo golpe contra a classe trabalhadora. A equipe econômica está elaborando um plano de estímulo ao emprego que prevê a redução da contribuição das empresas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A informação foi revelada pela Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, o objetivo é reduzir o depósito mensal de 8% para 2% do salário, e cortar a multa paga na demissão, de 40% para 20% do total do FGTS. Essa medida seria feita por meio de Medida Provisória, que tem validade imediata, mas depois precisa ser votada pelo Legislativo. A Folha diz ter tido acesso a três minutas dessa possível MP.

“A proposta de redução das alíquotas das contribuições dos serviços sociais autônomos não apenas reduzirá o custo da contratação de trabalhadores, como também contribuirá com a geração de novos empregos”, diz o texto, que se repete nos três documentos. O jornal informa que essa flexibilização está em fase de estudo e que não há uma decisão final tomada.

SINTRASUPER REPUDIA

Presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza critica a ideia. “Os governos Temer e Bolsonaro fizeram reformas trabalhistas, retirando vários direitos e dizendo que era para gerar empregos. Aproveitam a crise para atacar conquistas históricas da classe trabalhadora. O FGTS é uma poupança especial para quando a pessoa é demitida. Todas as medidas até hoje não geraram empregos. Ao contrário, o Brasil tem alto índice de desemprego desde 2016, além de grande precarização do trabalho”, destaca.

Segundo a dirigente, governo incompetente sempre coloca essas contas nas costas dos trabalhadores e das trabalhadoras. “As centrais defendem a geração de emprego a partir do crescimento da economia. O Estado precisa ser indutor da economia com grandes projetos e grandes obras. O problema é que temos um presidente e um ministro da Economia [Paulo Guedes] sem projetos para o País e que só pensam em retirar nossos direitos”, critica.

VALORIZAR O TRABALHO

Rosa de Souza aponta outros caminhos para a economia. “Um governo que se preocupa com seu povo tem que fortalecer o mercado interno, a partir do consumo. Tem é que melhorar os salários e apoiar as pequenas e médias empresas, quem geram a maioria dos empregos. Queremos desenvolvimento econômico com a valorização do trabalho. Podemos observar que, quando a economia está bem, governos neoliberais não falam em ampliar direitos e garantir participação nos lucros, por exemplo. Vamos mobilizar nossas categorias se eles levarem essa ideia adiante”, afirma.

com informações da CTB Nacional

Após 134 da “abolição”, negros lutam por direitos no Brasil