Rosa aponta para conquistas na reconstrução do Brasil em 2023

Em mensagem aos dirigentes sindicais da Bahia, a presidenta do SintraSuper e da CTB, Rosa de Souza, conclama o movimento sindical a contribuir com a reconstrução do Brasil. “Com autonomia diante do Estado, o sindicalismo terá importante papel para ajudar o novo governo do presidente Lula. Sabemos que é ainda mais amplo do que em 2002 e, por isso, haverá disputa das ideias e políticas a serem implementadas”, pontua.

Segundo a dirigente, o desafio é grande. “Precisamos de desenvolvimento e crescimento econômico para gerar empregos e renda para o povo brasileiro. Mas, a CTB e as centrais defendem que isso aconteça com a valorização do trabalho, o que implica em resgatar direitos e ampliar as conquistas para a classe trabalhadora”, afirma.

Para a sindicalista, o fato de ser um governo conduzido por Lula exigirá maior ação do movimento sindical. “Já é positivo a formação da gestão com vários ex-governadores em setores chaves, que poderão usar a experiência de gestores para ajudar a alavancar grandes obras paralisadas, e a presença de 11 mulheres com capacidade. Entretanto, teremos que manter os sindicatos ativos na mobilização permanente das categorias para que prevaleçam as políticas mais avançadas”, enfatiza.

No estado, Rosa diz que a CTB e os sindicatos devem atuar para contribuir com avanços no governo de Jerônimo Rodrigues (PT). “A Bahia vem experimentando um modelo de gestão que impulsionou grandes melhorias na infraestrutura, educação, saúde, esporte e outras áreas. Agiremos, também, com nossa autonomia para que isso aconteça paralelo à defesa dos direitos dos trabalhadores, especialmente dos servidores públicos”, destaca.

ANO VITORIOSO

A sindicalista lembrou que 2022 foi um ano importante, de virada. Segundo ela, a CTB celebra o empenho e a dedicação dos dirigentes e entidades para realizar lutas importantes, em um cenário ainda muito difícil. “Nossa atuação foi fundamental para virarmos essa triste página da nossa história e eleger Lula, presidente, além de Jerônimo, governador, e deputadas e deputados e ligados à classe trabalhadora. Agora, vamos atuar para construir um ano novo melhor para os sindicatos e suas categorias, com novas conquistas. Um feliz e vitorioso 2023 para todos e todas”, enfatiza.

Povo brasileiro sobe a rampa com Lula e presidente chama país à união

97% dos consumidores querem produtos sustentáveis, mas encontram barreiras