Rosa destaca papel dos comerciários no Conselho Nacional da CTB

Iniciado no dia 8 e concluído nesta sexta-feira (10), em Belém do Pará, o 4º Conselho Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) reuniu mais de 300 sindicalistas de todo o Brasil. Os dirigentes debateram temas como o cenário político, biodiversidade, mudanças climáticas, proteção dos povos e territórios, além da ação global em defesa do trabalho decente e da valorização do trabalho.

O tema geral foi “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”. Vários dirigentes da categoria comerciária na Bahia contribuíram com os debates e sugestões para as políticas futuras da CTB no Brasil e nos estados. O SintraSuper foi representado pela presidenta Rosa de Souza, Antônio Suzart (secretário de Finanças) e Taína de Jesus (secretária de Comunicação).

Também presidenta da CTB Bahia, Rosa esteve na mesa de abertura e discursou exaltando o bom momento político com o governo Lula. “Vamos fortalecer as lutas coordenadas pelas centrais para fazer o governo avançar as políticas que interessam à classe trabalhadora e ao nosso povo. Levar a maior delegação mostra o empenho e o compromisso dos nossos dirigentes e entidades com a construção da CTB no País e a aplicação das suas políticas. E a bancada comerciária teve grande participação”, disse.

ENERGIA E EMPENHO

O presidente nacional da CTB, o bancário baiano Adilson Araújo, ressaltou que a Bahia sempre contribuiu com as nossas deliberações políticas e organizativas. “Essa energia e empenho dos dirigentes são essenciais para o destaque e o respeito que a Central conquistou no meio político e entre as demais centrais”, afirmou.

Representaram, também, a categoria comerciária: Jairo Araújo (dirigente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna); Amanda Santos (presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna); Renato Ezequiel (presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador); Rosemeire Correia (vice-presidenta do Sindicato dos Comerciários de Salvador); e Reginaldo Oliveira (secretário de Finanças do Sindicato dos Comerciários de Salvador).

DEFESA DOS PALESTINOS

Durante os debates, os sindicalistas exigiram imediato cessar-fogo de Israel contra a Palestina. Os participantes do encontro fizeram um ato simbólico com cartazes e bandeiras que continham frases como: “cessar-fogo, já!”, “Fim da ocupação” e “Para o genocídio em Gaza”.

SintraSuper entrega prêmios do sorteio do Dia dos Comerciários

SintraSuper apoia protesto dos estudantes contra aumento da tarifa