Sindicato realiza V Seminário de Saúde da categoria

Pela manhã as atividades foram realizadas na Procuradoria Regional do Trabalho, e a tarde no Espaço Cultural do Sindicato, quando foi realizada uma oficina de ginástica laboral, com apresentações teatrais no encerramento. “Um seminário como este, que discute temas de saúde, é formador. Porque esclarece o comerciário para que ele possa exigir melhores condições de trabalho. Um debate que será estendido para o interior das empresas, a fim de conscientizar o trabalhador para que ele denuncie as más condições de trabalho”, afirmou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato.

Supermercados
Atualmente, as doenças crônicas relacionadas aos músculos, conhecidas como Ler/Dort, geram maior número de afastamentos. No comércio, o setor de supermercados é o que mais afeta os trabalhadores, por ser tratar de uma carga horária extensa com esforços repetitivos, como destacou Adilson Alves, Presidente do Sintrasuper. “O Sindicato tem intensificado o debate dos temas que envovlem a saúde do trabalhador, principalmente quanto a doenças ocupacionais, em especial nos supermercados. Onde os trabalhadores são prejudicados devidos a vários fatores que interferem no seu bem estar físico e emocional”.

Desafio
Segundo Monica Angelim, coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat), atualmente os maiores desafios no campo da saúde do trabalhador no mundo são as doenças cronicas, sejam elas ocupacionais ou não, e a reabilitação do trabalhador no retorno ao trabalho. “O Cesat tem um projeto onde estamos construindo um modelo de programa de retorno ao trabalho. Porque tratamos de pessoas com dores cronicas, incapacidades e afastamentos prolongados, que por si só geram incapacidades”.

Informação
Para os coordenadores da Secretaria de Saúde do Sindicato, eventos desta natureza informam e colaboram na prevenção e combate de doenças. “O comerciário é carente de informação, principalmente sobre saúde. Por isso a nossa principal preocupação é que o trabalhador seja um multiplicador no ambiente de trabalho”, afirmou Anderlei Costa. “O objetivo do encontro é levar para a categoria informações sobre vários temas relacionados a saúde, inclusive sobre cancer de mama e de colo do útero.Só com informação tais doenças podem ser detectadas precocemente e assim tratadas”, destacou Monica Soares.

Comerciário multiplicador
O comerciário Jurandir Oliveira esteve no encontro e destacou a importancia de reproduzir os conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho. “O conhecimento adquirido em eventos como este devem ser levados para o ambiente de trabalho, para que possamos previnir e evitar doenças ocupacionais”, concluiu.

SineBahia – 121 vagas para vendedores

Diversão e reflexão no Feriado dos Comerciários