Sindicato reforça 8 de Março em Salvador

Rio de Janeiro – Mulheres fazem caminhada em solidariedade à série de manifestações feministas na América Latina, onde estão países com alta taxa de feminicídio, segundo a ONU (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (8), milhares de pessoas ganharão as ruas do Centro de Salvador para celebrar o Dia Internacional da Mulher, data maior das mulheres. A concentração começará às 13h, na Praça da Sé.

Os departamentos de Gênero do Sindicato dos Comerciários (Sindicom) e do SintraSuper (trabalhadores em supermercados) estarão ao lado da União Brasileira de Mulheres (UBM), da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e das organizações feministas.

Vamos gritar alto as palavras de ordem: “Nem uma a menos. Mulheres vivas, livres e resistentes”, da UBM Bahia e “Em defesa da vida, dos direitos, da democracia e contra a Reforma da Previdência”, da CTB Bahia. “Esse ano, os atos em todo o Brasil combinam o combate à violência e ao feminicídio, e a luta contra a reforma da Previdência. Se ela é perversa no geral, para as mulheres é pior ainda”, alerta Rosa de Souza, dirigente do Sintrasuper e vice-presidente da central no estado.

Segundo Rosemeire Correia, diretora de Gênero do Sindicom, o movimento também “exigirá a ampliação dos direitos femininos, mais igualdade e o fim de qualquer forma de discriminação e de racismo”. Para Taina de Jesus, diretora de Gênero do SintraSuper, “nesse momento é essencial a unidade das mulheres e dos trabalhadores para impedir mais retrocessos no Brasil”.

Sindicato se mobiliza contra mudanças na Lei do Domingo

Campanha Salarial: supermercados oferecem reajuste de 3,5%