SintraSuper contra proposta absurda de PPLR no GBarbosa e Mercantil Rodrigues

Há vários anos, o SintraSuper assina acordos de PPLR com o Cencosud para o G Barbosa e o Mercantil Rodrigues. Todos que atuaram durante o ano na empresa merecem ser recompensados pelo esforço e dedicação às empresas.

Esse ano, a proposta não garante PPLR a quem está de licença-maternidade, doente, supenso(a) por Covid-19 e afastado por acidente de trabalho. Isso não é justo. Afinal, todos contribuíram para os lucros e resultados das duas empresas.

Debatemos a proposta em três reuniões com os representantes do Cencosud (a última, no dia 2/9). Desde o início, colocamos para a empresa que era um absurdo. Justamente por ser um momento tão crítico como o que estamos vivendo com a pandemia.

O setor de supermercados foi o único do comércio que permaneceu aberto o tempo todo. Trabalhadores e trabalhadores do G Barbosa e do Mercantil ficaram expostos, mas seguiram trabalhando para manter as lojas abertas aos clientes.

Não dá para a empresa deixar de fora ou retirar a proporcionalidade para o pagamento da PPLR às pessoas que tiveram que se afastar. E olha que foi por motivos fortes. Mas, e o que contribuíram enquanto estavam nas empresas, não conta? Não podemos aceitar essa insensibilidade do Cencosud. Chega a ser uma perversidade por parte da empresa com os seus “associados”.

O Sindicato não aceitou a proposta e solicitou que a empresa mantenha a mesma proposta do ano anterior, que garantiu o direito a PPLR, independentemente do motivo de afastamento, em especial por conta da Covid.

Outro ponto é sobre quem trabalhar em 2021 e for desligado em 2022: receberia proporcional ou integral, a partir de 30/04/2022 até 31/07. Defendemos que seja até o final do exercício de 2022. A empresa insiste em dizer que não vão mudar a proposta.

Não podemos aceitar esse tratamento desigual. Trabalhadoras mães cuidam do futuro da sociedade e ninguém adoece, pega Covid ou se acidenta porque quer. Lucros e bons resultados são fruto do esforço e da dedicação de todos que ficam nas lojas durante um ano.

Por isso, é importante você discutir o assunto com os colegas no local de trabalho. Todos merecem receber PPLR, integral ou proporcional. O SintraSuper está ao seu lado para a empresa melhorar a proposta, até a próxima reunião.

Vitória da classe trabalhadora: Senado rejeita e arquiva MP 1.045

Dia 18 de outubro, supermercados fecham pelo nosso feriado