Supermercados fechados e atividades mostram força da categoria

Esta segunda-feira (16) foi muito especial para os trabalhadores e as trabalhadoras de supermercados de Salvador, além do SintraSuper. As lojas fechadas consolidam o Dia dos Comerciários e o nosso feriado, confirmando o respeito das empresas ao homenagearem quem faz o setor crescer a cada ano.

Para marcar nossa data-maior, o Sindicato realizou, na Arena Beach Salvador, em Pituaçu, o início do Campeonato de Futebol, sorteios de prêmios e festa com Eduardinho Fora da Mídia, banda Yayá Muxima e Grupo Partido Popular.

Segundo a presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza, isso mostra a força da categoria e da data. “Somos a única categoria para uma cidade inteira. É uma conquista histórica em todo o Brasil. Hoje, vários sindicatos realizam atividades para celebrar, mostrando a força desta data. Nosso trabalho influencia nas cidades e no estado, além de ter importância na economia. Vamos atuar para que se torne uma lei municipal. O SintraSuper, a CTB e a FEC atuarão firmes para reforçar a luta dos comerciários e das comerciárias na Bahia”, afirmou.

O presidente da Federação dos Comerciários no estado (FEC Bahia) e dirigente dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo, reforçou a importância da unidade dos sindicatos. “Vemos problemas comuns no comércio em várias cidades baianas e a FEC vai mobilizar nossas entidades para desenvolver ações conjuntas no estado. É importante os comerciários valorizarem seus sindicatos, pois são eles que fazem a luta coletiva e conquistam reajuste salarial, esse feriado importante e outros benefícios”, destacou.

APOIOS IMPORTANTES

O ato contou com a participação dos vereadores de Salvador, Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira, ambos do PCdoB, e do vice-presidente da CTB Bahia, Emanoel Souza.

“Parece uma greve geral. A gente passa pela cidade e vê tudo fechado. É um dia de refletir sobre a realidade da classe trabalhadora, agora com o Brasil sob o governo Lula, que precisa do nosso apoio para fazer as mudanças acontecerem. Temos um Congresso conservador que não vai deixar avançar, exigindo que a gente ocupe as ruas. Parabéns e destaco a figura de Rosa de Souza como presidenta do sindicato e da nossa Central, pelo trabalho”, disse Emanoel.

Hélio Ferreira ressaltou a ação do Sindicato, também, nas lutas da cidade. “O trabalho de vocês ajuda a desenvolver a economia local e do estado. Em todas as manifestações em defesa da sociedade, a entidade está presente. Sou rodoviário, mas nosso mandato é popular e está à disposição de todas as categorias”, enfatizou.

Autor do projeto que visa transformar o Dia dos Comerciários em lei municipal, Augusto Vasconcelos reforçou a importância da categoria. “Vocês fazem parte do PIB da cidade e este dia especial marca a resistência de trabalhadores e trabalhadoras essenciais em nossa capital. Estamos juntos por dias melhores”, destacou.

Sindicato publica regulamento do 1º Campeonato de Futebol

Comércio eletrônico ajuda faturamento do varejo crescer 1,1%