Sindicato publica regulamento do 1º Campeonato de Futebol

A galera que vai fazer a alegria das torcidas na Arena Beach Salvador aos domingos deve ficar ligada. A secretaria de Esporte do sindicato divulgou o regulamento do 1º Campeonato de Futebol do SintraSuper.

Os jogos começam a ser disputados na próxima segunda-feira (16), na celebração do Dia d@s Comerciári@s. É atenção nas regras do campeonato, fazer bonito nas quadras e lutar pelo título. Confira:

1º CAMPEONATO DE FUTEBOL DO SINTRASUPER 2023

ÍNDICE

I – CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES
II – NÚMERO DE ATLETAS
III – COMISSÃO TÉCNICA, ATUAÇÃO TÉCNICA
IV – UNIFORME DOS ATLETAS
V – TEMPO DE JOGO
VI – BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO
VII – INFRAÇÕES
VIII – ARREMESSO LATERAL/ ARREMESSO DE META

I – CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES PARA 1º CAMPEONATO DE FUTEBOL DO SINTRASUPER 2023

ART 1º da composição das equipes para disputar a 1ª Campeonato de Futebol Sintrasuper 2023
Poderão participar os trabalhadores(as) sindicalizados do Comércio de Supermercados de Salvador.
Cada equipe poderá escrever o mínimo de 10 (dez) atletas e o máximo de 20 (vinte) atletas.

II – NÚMERO DE ATLETAS

A partida deverá ser disputada por 02 (duas) equipes e cada equipe OBRIGATORIAMENTE deverá ser composta de no mínimo 07 (sete) atletas, sendo que serão 06 (seis) atletas de linha e 01 (um) no gol.

III – COMISSÃO TÉCNICA, ATUAÇÃO TÉCNICA

Não será permitido o inicio da partida sem que as equipes tenham CADA UMA 07 (sete) atletas em campo, assim como não será permitido a continuação da mesma, se uma das equipes ficar reduzida a MENOS DE 04 (QUATRO) atletas em campo, quando uma equipe ou ambas ficarem reduzidas a 04 (quatro) atletas, seja por qualquer motivo a partida deverá ser encerrada imediatamente, inclusive quando das disputas de pênaltis, e esta equipe perderá os pontos do jogo seja qual for o placar. Caso as duas equipes fiquem reduzidas a 04 (quatro) atletas, nenhuma equipe somará pontos.

Na sumula de jogo deve ser registrado no máximo 20 (vinte) atletas por equipe . Podendo esse número ser completado até o final do 1º tempo de cada jogo, ou seja, até o intervalo de cada jogo. Isto é, nenhum atleta poderá ser relacionado em súmula, depois do início da segunda etapa de cada jogo.

As substituições serão ilimitadas e volantes, significa que não terá a necessidade de paralisar as partidas para as equipes realizarem as substituições. Porém as substituições só poderão ser feitas com os atletas devidamente inscritos e registrados em súmula. Os atletas que voltarem depois de contusões deverá aguardar a autorização do arbitro para retornar ao campo com a bola fora de jogo e posse de bola da sua equipe.

Obs: Qualquer atleta de linha poderá trocar de posição com o goleiro, desde que autorizado pelo arbitro e com a bola fora de jogo.

Quando o atleta estiver em atendimento, em virtude de lesão, ou contusão em campo, este deverá obrigatoriamente deixar o campo de jogo, por qualquer do mesmo, desde que autorizado pelo arbitro, podendo ser substituído imediatamente e o mesmo só poderá retornar somente com a posse de bola da sua equipe. Mas, tudo isso após autorização do arbitro, somente o goleiro, esse sim para efeito de contusão poderá aguardar o atendimento em campo sem a necessidade de ser substituído. Tanto o atleta substituído, quanto o atleta que retornar após atendimento médico só poderão retornar ao campo pela área de substituição.

Atletas com ferimento que estejam sangrando, não poderão continuar jogando OBRIGATORIAMENTE deverá deixar o campo para serem medicados, podendo ser substituído de imediato, e só poderão retornar a campo depois que o arbitro verificar e constatar que teve o atendimento, assim como o estancamento do sangramento.

Os capitães de cada equipe deverão obrigatoriamente assinar a súmula do jogo, o que comprovará que todos os dados descritos na mesma são verdadeiros, e pertencente aos atletas e comissão técnica que participarão do jogo.

A comissão técnica das equipes serão compostas dos seguintes membros:

Técnico
Auxiliar técnico
Massagista (podendo ser um técnico de enfermagem)

Cada equipe deverá ter um atleta como capitão identificado com uma tarja fixada em um dos braços de cor diferente do uniforme, devendo se for expulso ou substituído, por lesão, determinar um novo capitão entregando-lhe a braçadeira de capitão. O capitão uma vez feito o sorteio e tendo assinado a súmula do jogo, não necessita estar em campo para iniciar ou reiniciar a partida.

Não será permitido a substituição de membros da comissão técnica durante a partida, o representante de cada equipe deverá verificar se todos os jogadores de sua equipe estão registrados em súmula antes de começar a partida, evitando assim que um atleta não relacionado participe da partida.

IV – UNIFORME DOS ATLETAS

O uniforme do atleta é constituído de:
Camisa meia manga ou manga longa;
Calção curto;
Meias de cano longo;
Chuteira society ou tênis futsal.

Os atletas podem se apresentar em campo, usando camisas de mangas curtas, e outros usando mangas longas, desde que sejam do mesmo uniforme.

OBS: a utilização da malha térmica quanto a sua cor, está condicionada a cor predominante da manga da camisa.

O goleiro obrigatoriamente deverá usar uniforme de cor diferente do demais atletas, sendo-lhe permitido usar short, bermuda ou calção apropriados para a modalidade em questão (futebol).
As camisas devem ser numerada de (01 a 99) sem repetir a numeração na mesma equipe.

É de competência do arbitro verificar se o atleta ou alguém da comissão técnica entrará em campo com colar, brinco, piercing, anéis e alianças. Inclusive imagens ou textos que façam apologia contraria a moral do esporte, não sendo atendido impedirá a sua participação.

Caso a equipe não tenha goleiro reserva a mesma deverá apresentar uma camisa de goleiro com nº diferente de seus atletas de linha registrados em súmula que deverá ficar no banco de reservas para uma possível necessidade.

É obrigatório os atletas do banco de reservas usarem coletes por cima do uniforme de jogo, inclusive para o aquecimento, e com cores diferentes do padrão de jogo, em cor única para todos os atletas, diferente da cor da equipe adversaria.

V – TEMPO DE JOGO

O 1º Campeonato de Futebol do SintraSuper compreenderá o seguinte tempo de acordo com a tabela a seguir:

CATEGORIA: masculino
TEMPO (em minutos): 20 X 20

Cabe somente aos árbitros marcarem o tempo de jogo sendo que o controle do tempo será sempre do arbitro central.

Todos os jogos deverão ter um intervalo de 10 minutos para reidratação das equipes de trabalho e principalmente reidratação dos atletas. Não é permitido aos atletas reservas e membros da comissão técnica adentrarem o campo de jogo. E é obrigatório que todos atletas reservas estejam usando os coletes.

Toda paralisação por motivo de contusão, ou outra qualquer deve ser acrescida ao final do período sempre a critério do arbitro. Quando for concedido o acréscimo na partida o arbitro deverá sinalizar para o mesário representante do jogo o tempo que será acrescido ao final de cada período e este comunicará o técnico das equipes, caso a equipe não tenho técnico, o capitão deverá ser informado pelo arbitro.

A partida terá inicio, após autorização do árbitro, quando um atleta da equipe beneficiada com a saída, movimentará a bola que deve estar imóvel no centro do campo, EM QUALQUER DIREÇÃO.

Não valerá gol DIRETAMENTE de início de jogo, reinício ou após a marcação de um gol.

VI – BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO

A bola está fora de jogo quando:
Ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias do campo de jogo;
A partida for interrompida pelo árbitro;
Tocar na rede superior, quando ocorrer executa-se arremesso lateral.

A bola está em jogo em todas as outras ocasiões, inclusive:
Se bater nas traves;
Se bater no árbitro, este postado dentro do campo de jogo;
Enquanto se espera uma decisão do árbitro por uma suposta infração.

OBS: As linhas demarcatórias do campo pertencem à sua superfície, caso a bola corra sobre a linha, estará em jogo.

Em uma paralisação temporária, desde que a bola não tenha ultrapassado os limites do campo, a partida deve ser reiniciada com “bola ao chão” no local onde esta se encontrava no momento da paralisação.

Se dentro da área de meta, deve ser executado na intersecção das linhas frontal e lateral da mesma. A bola será considerada em jogo assim que tocar no solo. Após sua execução, caso a bola saia de campo sem ter sido tocada por qualquer atleta, repete-se o lance.

Os atletas envolvidos na execução não podem tocar na bola enquanto esta não tocar no solo. Caso ocorra, repete-se o lance. Caso um atleta cometa qualquer ato de indisciplina, este deve ser advertido disciplinarmente de acordo com a infração cometida, e repete o lance. Caso um atleta cometa qualquer ato de indisciplina, este deve ser advertido disciplinarmente de acordo com a infração cometida, e repete o lance. Todos os atletas não envolvidos na execução devem estar a uma distância mínima de 5m da bola.

Quando da participação de qualquer elemento estranho, a partida é considerada interrompida e nada mais terá validade. Somente os atletas em jogo, os árbitros e a bola do jogo, não serão considerados como elemento estranho. Caso ocorra com a bola em jogo a partida deve ser paralisada para sua remoção e reiniciada com “bola ao chão” no local onde este tocou a bola. Se dentro da área de meta, deve ser executado na intersecção da linha frontal e lateral desta. • Quando na cobrança de uma penalidade máxima ou cobrança de Shoot Out, repete-se a cobrança.

Caso um atleta ou Integrante da Comissão Técnica, postado no banco de reservas, entrar no campo e impedir ou tentar impedir a marcação de um gol, este deverá ser expulso do campo e a partida reiniciada com um Tiro Livre contra a equipe do infrator, a ser cobrado no local onde ocorreu a infração. Se ocorrer dentro da área de meta, o Tiro será executado na intersecção da linha frontal e lateral da mesma. Se ocorrer nas cobranças de penalidades máximas ou Shoot Out, estas deverão ser executadas novamente.

Recomendações: A equipe de arbitragem não deve permitir que atletas ou membros de comissões técnicas permaneçam fora dos respectivos bancos de reservas, nos casos da não existência dos bancos de reservas não permitir que os atletas ou membros das comissões técnicas permaneçam próximos as traves de metas durante o andamento da partida.

VII – INFRAÇÕES

As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em:
Infrações Técnicas;
Infrações Disciplinares.

1. INFRAÇÕES TÉCNICAS
Estará cometendo Infração Técnica o atleta que:
Dar ou tentar dar pontapés;
Calçar adversário, derrubar ou tentar, usando as pernas ou se agachando na frente ou por trás dele;
Pular ou se atirar sobre o adversário
Trancar adversário por trás;
Trancar adversário de maneira violenta ou perigosa;
Bater ou tentar fazê-lo;
Segurar adversário ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço;
Empurrar adversário com auxílio das mãos ou dos braços
Lançar cusparada em pessoa interveniente da partida;
Carrinho: (Projetar-se de forma deslizante ao solo na disputa de bola com a participação de outro atleta na jogada);
Mão na bola.

2. INFRAÇÕES DISCIPLINARES
Estará cometendo Infração disciplinar o atleta e/ou Integrante da comissão técnica que:
Incorporar-se ou reincorporar-se à sua equipe depois de reiniciada a partida sem se apresentar ao árbitro ou dele receber ordem para tanto;
Infringir persistentemente as regras do jogo;
For culpado de conduta indisciplinar;
Demonstrar por palavras ou atos divergências das decisões do árbitro;
Usar de táticas anti desportivas;
Trocar seu número de camisa sem avisar ao representante ou ao árbitro;
Discutir com o público, oficiais, companheiros ou adversários;
Fazer uso de álcool ou tabaco no campo de jogo;
Retardar propositadamente o reinício do jogo ao se afastar ou deixar a bola passar, quando de uma interrupção da partida;
Usar de palavras, fazer gestos ou praticar atos de racismo.

PUNIÇÃO PARA COMPONENTES DO BANCO DE RESERVAS:

As infrações para atletas somam como individual e coletiva, para membros da comissão técnica somente coletiva.
As infrações, após a 5ª falta coletiva, quando dos atletas somam apenas como individual, além de passíveis de punições maiores.
Para membros da comissão técnica, a punição dependerá da gravidade da infração cometida.

VIII – ARREMESSO LATERAL / ARREMESSO DE META

O arremesso lateral será cobrado quando a bola ultrapassar inteiramente as linhas laterais, pelo solo ou pelo alto, e deve ser colocada em jogo do local onde saiu, em qualquer direção, por atleta adversário daquele que a tocou por último.

O executor, no momento do arremesso, deve estar fora e de frente para o campo, podendo ter parte dos pés sobre a linha. O atleta deve usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a bola venha de trás do seu corpo, passando sobre sua cabeça. Ou a execução com os pés.

A bola estará em jogo assim que ultrapassar as linhas laterais do campo. Caso a bola seja arremessada de forma irregular, deve ser concedida reversão em favor do adversário. De arremesso lateral não pode ser consignado um gol diretamente, mesmo com a participação do goleiro adversário em qualquer circunstância desde que este esteja dentro de sua área de meta, sendo concedido arremesso de canto em favor do adversário.

Caso não haja participação do goleiro, o reinicio deve ser com tiro ou arremesso de meta em favor do adversário. Caso o atleta coloque a bola diretamente em sua própria meta, mesmo com a participação do goleiro em qualquer circunstância, desde que este esteja dentro de sua área, deve ser concedido arremesso de canto ao adversário. Caso o goleiro jogue a bola intencionalmente dentro de sua própria meta o gol deve ser válido.

O arremesso de meta deve ser executado somente pelo goleiro, obrigatoriamente com as mãos, ambos de qualquer ponto de sua área de meta, sendo que a bola entra em jogo tão logo ultrapasse as linhas demarcatórias da área de meta.

Quando das cobranças a bola não poderá atingir a área de meta adversária sem que antes toque no solo ou em qualquer atleta. Na cobrança do arremesso de meta, o goleiro NÃO PODE colocar as mãos para fora da área.

REALIZAÇÃO: SintraSuper
COORDENAÇÃO: Secretaria de Esporte
ORGANIZADORES:
Fábio Leandro (Badaró)
Anderlei Costa
Edvã Galvão

“O esporte tem a força de mudar o mundo.”
Nelson Mandela

Salvador-BA 14 de outubro de 2023.

 

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