Trabalhadores do G Barbosa e do Mercantil aprovam proposta de PPLR

Na último dia 19 de setembro, o SintraSuper realizou assembleias em várias lojas com os trabalhadores e as trabalhadoras do G Barbosa e Mercantil Rodrigues, para avaliar e decidir sobre a propostas de PPLR. Conduziram as reuniões os dirigentes Edvã Galvão, Josélia Ferreira, Erivaldo José, a presidenta Rosa de Souza, Antônio Suzart, Dalva Leite e Anderlei Costa.

Rosa de Souza destacou a importância do setor para economia e o comércio. “Os trabalhadores e as trabalhadoras são a força maior dos supermercados. Nada mais justo do que terem participação nos lucros e resultados que o nosso trabalho produz”, afirmou, lembrando de ações vitoriosas do SintraSuper em poucos anos de existência, como a compra da Sede própria, a festa no Dia dos Comerciários e bons acordos salariais assinados.

“Antes de assinar qualquer acordo, o Sindicato sempre busca ouvir os funcionários das empresas, como fazemos agora no G Barbosa e no Mercantil sobre o PPLR e tomar as melhores decisões, de forma coletiva”, afirmou Edvã, vice-presidente do SintraSuper e funcionário do G Barbosa.

Diretora de Gênero, Raça e Etnia do Sindicato, Josélia explicou que fazer “fazer assembleias nas lojas tem o significado de valorizar a opinião dos colegas nessa conquista que é o PPLR. Todos e todas que atuaram durante o ano merecem ser recompensados pelo esforço e dedicação”.

Erivaldo pediu que cada colega colocasse sua opinião para que a decisão representasse o sentimento dos funcionários e funcionárias das empresa.

Suzart reafirmou que acordos de participação nos lucros e resultados são uma conquista de muita luta dos trabalhadores. “É papel do sindicato representar bem os trabalhadores e as trabalhadoras do setor de supermercados, como as do grupo Cencosud. Esse acordo de PPLR mostra isso”, destacou.

DETALHES

Pelo acordo, se o resultado atingir 100% das metas em 2023, os funcionários serão contemplados, até 31/03/2024, com 100% do seu salário base recebido em 31/12/2023. O colaborador deverá permanecer ativo até 31/12/2023 para ser considerado elegível para participação do resultado

O PPLR será apurado com base no salário base de 31/12/2023 e será pago pelo resultado da loja em que estiver lotado no dia 30/09/2023. O pagamento será realizado em parcela única.

Se a performance da Empresa tiver superado a 100% (cem por cento) das metas fixadas para o exercício de 2023, esta será paga proporcionalmente ao resultado obtido, limitada ao percentual máximo de 120%.

Já o Plano de Participação nos Resultados (PPR) destina-se, apenas, aos colaboradores que exerçam cargos de liderança.

Post Anterior

SintraSuper e comerciários do Brasil debatem desafios atuais

Próximo Post

SintraSuper avalia cenário para planejar gestão e ação política