Vendas do comércio na Bahia recuam 3,1% em julho, diz IBGE

As vendas do comércio varejista na Bahia sofreram queda de 3,1% em julho de 2022, na comparação com junho. O recuo foi o segundo consecutivo no estado (de maio para junho a queda havia sido de -1,7%) e o mais intenso do país. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado negativo de junho para julho, o comércio varejista da Bahia entrou no segundo semestre de 2022 com um volume de vendas ainda 10,1% abaixo do nível de fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em julho de 2022, o resultado das vendas do varejo na Bahia também seguiu negativo (-10,4%) pelo quarto mês consecutivo e representou a quinta queda mais intensa entre os outros estados do país.

Com a redução apresentada em julho, as vendas do varejo baiano acumulam queda de 5,0% de janeiro a julho de 2022, frente ao mesmo período do ano passado. O indicador acumulado no ano se manteve negativo pelo sétimo mês consecutivo e seguiu como a segunda retração mais profunda dentre os estados, superior apenas à registrada em Pernambuco (-5,3%).

No Brasil, o varejo ainda sustenta variação positiva (0,4%) no acumulado no ano, com 14 das 27 unidades da Federação em alta. No acumulado nos 12 meses encerrados em julho (frente aos 12 meses anteriores), o varejo baiano também está em queda (-8,1%), mantendo o pior resultado do país. No Brasil, o índice é de -1,8%, com quedas em 20 dos 27 estados.

Fonte: A Tarde

Post Anterior

Rosa destaca ato com Jerônimo, que assume compromissos com as centrais

Próximo Post

Pesquisa mostra que desemprego é o que mais aflige boa parte da população