• 28 de fevereiro de 2024

Especialista reforça importância dos cipistas nas empresas

Primeiro evento para marcar o Dia dos Comerciários no setor de supermercados, o VII Encontro de Cipistas do SintraSuper reafirmou a importância da Cipa e dos cipeiros nas empresas. O evento foi semipresencial, no Espaço Cultural dos Comerciários e pelo ZOOM, com a participação de 40 pessoas da base, além dos dirigentes do sindicato.

Na abertura, a presidenta do sindicato Rosa de Souza lembrou que foi cipista na empresa e como isso ajudou em sua formação. “É um instrumento importante nos locais de trabalho para garantir um ambiente saudável para os trabalhadores. Esses encontro já fazem parte do calendário do SintraSuper e nós buscamos acompanhar os cipistas para ajudar nessa tarefa de prevenir acidentes”, afirmou.

Segundo o presidente do Centro de Estudos Sindicais, Augusto Peta, é fundamental os sindicatos cuidarem mais da segurança no trabalho. “Os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro vêm promovendo um desmonte da legislação trabalhistas, extinguindo mecanismos de proteção aos trabalhadores. O SintraSuper está de parabéns por essa iniciativa”, destacou.

Ex-cipista na antiga Varig e professor de Direito do Trabalho, Roberto Dantas foi o palestrante principal na primeira parte do encontro com a palestra “Papel das cipas e cipistas sobre aspectos jurídicos da atual legislação”. Ele falou mais sobre o tema. “Cipa não é só para garantir estabilidade aos cipistas e pode jogar papel na conscientização dos trabalhadores sobre ambiente de trabalho saudável e leis importantes”, destacou.

Para Dantas, é essencial que se eleja funcionários ativos e preocupados com o coletivo e tudo que cerca o ambiente de trabalho. “Os sindicatos podem e devem atuar no processo de escolha dos representantes dos trabalhadores nas cipas”, defendeu, relembrando vários pontos da legislação que regulamenta o funcionamento das cipas e o papel dos cipistas.

Coordenadoras do encontro, as diretoras do SintraSuper Dalva Leite (Formação) e Carine Dias (Saúde) reforçaram a importância da relação mais próxima entre a base e o sindicato para que o trabalho dos cipistas cumpra seus objetivos.

Post Anterior

Encontro de Cipistas do SintraSuper será dia 6/10

Próximo Post

Música, prêmios e reflexões no Dia dos Comerciários realizado pelo SintraSuper