Pelourinho recebe primeira edição da Expo Mulher

primeira edição da Expo Mulher, feira urbana realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, Infância e Juventude (SPMJ) para promover produtos e serviços de economia criativa desenvolvidos por mulheres, acontece neste sábado (19), até as 19h, no Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.

O evento, que a um só tempo homenageia o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (celebrado em 19 de novembro) e o mês da Consciência Negra, reúne 50 expositoras de produtos diversos. As participantes foram previamente cadastradas na plataforma Compre Delas, site criado pela Prefeitura de Salvador (https://compredelas.salvador.ba.gov.br) para divulgação gratuita de empresas geridas pelo público feminino.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a Expo Mulher vem para fomentar a autonomia da mulher através da criação de emprego e renda desencadeada pelo empreendedorismo feminino. “É uma iniciativa que fortalece o combate à desigualdade de gênero, à violência contra a mulher e à discriminação racial. Salvador tem uma população essencialmente negra e o conjunto das mulheres que empreendem nas comunidades da cidade tem a mesma raça. Portanto, é fundamental ampliar o espaço, tanto físico quanto digital, onde se ganha em escala, para essas empreendedoras exporem seus produtos e serviços com mais visibilidade e fazerem deste movimento uma mola propulsora do nosso desenvolvimento econômico”, afirmou.

Moradora do bairro de Cosme de Farias, Silvielen Braga, de 31 anos, criou há três anos a marca de acessórios Negrasil, que ocupa um dos stands da Expo Mulher. Dentre os produtos comercializados estão bijuterias originais, criadas artesanalmente a partir da inspiração da cultura afro-baiana, como pares de brincos, argolas, pulseiras e colares de búzios, que custam a partir de R$15 e chegam a R$150.

“Há muito tempo as mulheres negras sustentam a economia de suas famílias e da cidade por meio do empreendedorismo, atuando fora da zona de conforto. Então, a oportunidade de ter ganhar uma visibilidade especial com este evento gratifica porque, além de vender os produtos, ver alguém se sentindo mais bonita por utilizá-los me deixa muito feliz”, comentou Silvielen.

Fonte: Tribuna da Bahia

Post Anterior

Democracia e racismo

Próximo Post

Faltar ao trabalho para assistir à Copa pode levar a demissão?