Presidenta do SintraSuper critica prefeitura pelo IPTU injusto

Manifestantes do Movimento IPTU Justo Salvador realizaram, nesta quarta (02), um protesto em frente à Câmara de Vereadores, na abertura dos trabalhos legislativos de 2022, que teve a presença do prefeito Bruno Reis (DEM).

O movimento contesta os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). A organização disse que já realizou abaixo-assinado, reuniões e audiência pública na Câmara Municipal, reuniões com a Sefaz.  Mas,  critica a falta de diálogo do prefeito.

Presente no ato, a presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza, reafirmou o apoio da central e dos sindicatos ao movimento. “Os trabalhadores são parte interessada nesse assunto. Além do arrocho salarial, temos que arcar com preços altos de combustível, energia elétrica e gás de cozinha, além de impostos municipais. A prefeitura precisa ter sensibilidade, pois vivemos uma grave crise econômica e social no Pais. O povo e a classe trabalhadora não suportam tantos aumentos assim. Exigimos um IPTU justo”, disse.

Segundo o vereador Augusto Vasconcelo (PCdoB), que é líder da Oposição e ouvidor-geral da Câmara, “o objetivo é sensibilizar a Casa para ajudar na luta junto à Prefeitura para tornar justos os valores do imposto e da taxa”. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) reforçou a luta contra as distorções nos valores cobrados. “O ex-prefeito e o atual falam tanto em inovação e gestão moderna, mas aplicam os mesmos conceitos antigos, de cobrar impostos abusivos de quem mais precisa ter a vida facilitada pelo poder público”, enfatizou

A Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) diz que a gestão municipal realizou apenas a correção sobre o IPTU pelos índices de inflação, como ocorre há sete anos.

Rosa destaca papel da nova diretoria da Federação dos Comerciários

SintraSuper faz seminário para planejar a luta